Ao começar a gestão do seu negócio no Hiper você deve inicialmente cadastrar os dados da sua empresa. Informe a razão social, o nome fantasia, CNPJ e os dados relativos aos seus contatos e endereço.
Em seguida, cadastre as informações fiscais da empresa. Você precisa definir o regime tributário (Simples Nacional, Simples Nacional - excesso de sublimite de receita bruta ou Regime Normal). Com exceção do Regime Normal, é necessário também definir o CSOSN (Código de situação de operação do Simples Nacional) e a Alíquota Simples Nacional.
Ainda dentro das informações fiscais, defina a situação tributária do PIS e sua alíquota, e a situação tributária do COFINS e sua alíquota. A seguir, estabeleça as CFOPs que serão utilizadas automaticamente pelo Hiper no momento que você realizar suas vendas.
Para concluir as configurações fiscais básicas da sua empresa, importe seu Certificado Digital e sua tabela de tributos IBPT.
Saiba mais sobre Certificado Digital
Saiba mais sobre Tabela de Tributos IBPT
Finalizada essa etapa, é a hora de você escolher os usuários que irão operar no sistema e suas devidas atribuições (administrador, gerente, vendedor). Esta etapa é muito importante, pois é o perfil do usuário que vai determinar as permissões ou restrições de acesso à funcionalidades ou relatórios do Hiper.
Comece então o cadastramento de seus clientes e fornecedores. Defina o nome e um documento de identificação como, CPF ou CNPJ e o dados complementares.
Aprenda a importar uma lista de clientes e fornecedores
O próximo passo é o cadastramento de produtos. Preencha o nome, a unidade de medida, os valores e outras informações complementares. A seguir, informe as tributações do produto (ICMS, IPI, PIS e COFINS). Caso não seja informado nenhuma regra tributária, serão utilizadas regras tributárias padrões do sistema.
Pronto! Você já está apto para realizar suas vendas.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.