Lista de rejeições de NFC-e e possíveis soluções
Quando ocorre uma rejeição de NFC-e no Hiper Caixa, as operações podem ser emitidas em contingência, porém em alguns casos não é possível resolver essas contingências sem a intervenção técnica, por esse motivo, nesses casos não é possível emitir em contingência, sendo necessário resolver o problema na causa antes de emitir.
Segue abaixo a lista de rejeições que não podem ser emitidas em contingência e como solucioná-las:
Solução 1
Já existe uma NFC-e na base de dados da SEFAZ para o mesmo CNPJ porém com uma chave diferente da que está sendo utilizada para transmitir a NFC-e.
No momento da venda (cancele a venda atual):
- Verifique se a numeração utilizada na transmissão da NFC-e já não foi utilizada anteriormente e ajuste para a numeração correta. Caso tenha dúvida com relação a numeração correta a ser utilizada, consultar o contador.
- Para estabelecimentos com mais de um caixa, verifique se não está sendo utilizado números de caixa iguais em caixas diferentes, a série utilizada na emissão da NFC-e é correspondente ao número do caixa.
- Para clientes que possuem mais de uma empresa (CNPJ diferente), verifique se o usuário utilizado para emissão da NFC-e está cadastrado no local de trabalho utilizado, para evitar a utilização uma numeração incorreta (de outro CNPJ) para o envio.
- Reporte ao suporte técnico.
Em notas em pendência:
- Reporte ao suporte técnico.
Solução 2
A chave utilizada para enviar a NFC-e está denegada/inutilizada na base de dados da SEFAZ devido a uma irregularidade do emitente ou do destinatário
No momento da venda (cancele a venda atual):
- Verifique se a numeração utilizada na transmissão da NFC-e já não foi utilizada anteriormente e ajuste para a numeração correta. Caso tenha dúvida com relação a numeração correta a ser utilizada, consultar o contador;
- Reporte ao suporte técnico.
Em notas em pendência:
- Reporte ao suporte técnico.
Solução 3
A chave utilizada para enviar a NFC-e apresenta o dígito verificador dar chave inválido. Isso pode ser gerado por alguma informação da chave inconsistente ou não prevista pelo sistema.
No momento da venda (cancele a venda atual):
- Realize a venda novamente, assim a numeração da NFC-e será incrementado e a chave será gerada novamente;
- Reporte ao suporte técnico.
Em notas em pendência:
- Reportar ao suporte técnico.
Solução 4
Se o emitente ou o destinatário da NFC-e estiverem em falta com a SEFAZ, qualquer nota emitida terá o seu uso denegado e a numeração utilizada será consumida. Somente após a regularização perante a SEFAZ a nota poderá ser emitida.
Solução 5
O Código de Segurança do Contribuinte (CSC) cadastrado no Hiper está diferente do cadastrado na SEFAZ.
- Acesse as configurações do emissor no Hiper (Retaguarda/Gestão), altere o código cadastrado para o código correto e sincronizar os dados do Frente de caixa.
Solução 6
O Código de Segurança do Contribuinte (CSC) foi revogado pela SEFAZ.
- Acesse o portal da SEFAZ do estado do contribuinte e gerar um novo código CSC.
- Acesse as configurações do emissor no Hiper (Retaguarda/Gestão), alterar o código cadastrado para o código correto e sincronizar os dados do Frente de caixa.7
Solução 7
A UF do emitente ainda não aderiu ao programa de NFC-e.
- Verifique se a UF no cadastro do cliente está correta.
- Para clientes multiloja, verifique se o usuário utilizado para emissão da NFC-e está cadastrado no local de trabalho utilizado, para evitar a utilização de uma UF inválida ou que ainda não aderiu à NFC-e.
Solução 8
O valor total da NFC-e está acima do limite permitido.
- Divida os produtos da NFC-e em duas ou mais notas para efetuar a venda.
Solução 9
O total dos meios de pagamento passou ou não atingiu o total da NFC-e.
- Cancele o envio corrente, volte para a tela de lançamentos de produtos e retorne para o lançamento dos finalizadores. Refaça o lançamento dos finalizadores.
- Reporte ao suporte técnico.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.