O Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônico (MDF-e) é um documento emitido e armazenado de forma eletrônica, que agiliza o cadastro em lote de documentos fiscais relacionados a uma carga que está em trânsito. Ou seja, toda a documentação fica reunida em um lugar. Se a sua empresa presta o serviço de transporte (próprio ou contratado), o MDF-e deve ser emitido.
Obs: Dentro do Hiper, o MDF-e é uma funcionalidade que pode ser adquirida através da Loja de Aplicativos.
A emissão do MDF-e é possível apenas para quem utiliza o Certificado Digital modelo A1
Antes de Emitir o MDF-e, precisamos cadastrar uma Série Fiscal para esse tipo de manifesto. No Hiper Gestão, clique em Configurações > Série Fiscal
Clique em Nova Série Fiscal
É necessário preencher o CNPJ, o código da Série Fiscal, a sequência e o modelo do documento fiscal, que é o Manifesto Eletrônico de Documento Fiscal. Após, clique em Salvar série fiscal.
Caso você seja um cliente que ainda não tenha emitido nenhuma nota fiscal, é necessário inserir o Certificado Digital no Hiper (Clique aqui para ver o artigo)
Para emitir o MDF-e, clique em Fiscal > Emitir MDF-e
Na aba Dados Gerais, preencha a Série Fiscal, data da emissão, tipo do emitente (prestador ou não do serviço de transporte), o tipo do transportador (informação opcional) e a modalidade de transporte (aquático ou rodoviário)
Informe os locais de carregamento percurso (é importante montar a sequência real do trajeto que o veículo irá realizar) e o Estado de descarregamento dos produtos
Clique em salvar informações
Na aba Rodoviário, você deve preencher as informações relacionadas ao veículo
Caso você não preencha a opção “O proprietário do veículo não é o emitente”, será preciso informar apenas CPF e nome do condutor
Caso contrário, será necessário também preencher outros campos que dizem respeito ao transportador
O Código Identificador da Operação de Transporte (CIOT) é um dado que deve ser informado pelo transportador
Na aba Documentos Fiscais, preencha as informações dos documentos envolvidos com a carga que será transportada
Você pode adicionar mais de um documento fiscal, e eles serão totalizados pelo MDF-e
Na aba Seguro, preencha as informações relativas ao seguro da carga transportada e clique em Adicionar
Com todas as informações preenchidas, clique em Emitir MDF-e
Após a autorização da SEFAZ, é possível imprimir o Documento Auxiliar de Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (DAMDFE)
Após a emissão do MDF-e, clicando em Ações, é possível adicionar um novo condutor (em casos de substituição)
Também é possível cancelar a nota (no caso do MDF-e não há possibilidade de carta de correção)
Após a entrega realizada, é possível encerrar o MDF-e
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.