A Nota Fiscal de Serviço Eletrônica é emitida em casos em que serviços de qualquer natureza são prestados. Esse tipo de documento tem a sua emissão manual.
Importante: A emissão da NFS-e é possível apenas no Hiper Gestão.
O Hiper verifica se o município onde fica a loja e suas filiais está integrado para a emissão da NFS-e. Caso você deseje verificar se o serviço de emissão da NFS-e está integrado em seu município (o Hiper aceita a integração via webservice) clique aqui.
Filial com município habilitado
Filial com município não habilitado
A Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) está disponível no Hiper através da Loja de Aplicativos.
Após a contratação do aplicativo, caso o município de uma das filiais de sua conta ainda não tenha esse serviço integrado ao Hiper, você pode solicitar a integração no menu Configurações > Minhas Lojas na aba Dados Gerais.
Antes da emissão de qualquer NFS-e, é necessário cadastrar uma Série Fiscal para esse tipo de documento, clicando em Configurações > Fiscal > Série Fiscal.
Clique em Nova Série Fiscal.
Com o auxílio do contador, selecione o modelo do documento fiscal Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, informe o CNPJ, o código da Série Fiscal e a sequência, após clique no botão Salvar série fiscal.
Obs: A Série Fiscal de uma NFS-e pode ser numeral (como as outras séries fiscais), ou então ser cadastrada com o termo ÚNICA, dependendo do município.
O menu Cadastros > Serviços no Hiper Gestão será o local para o cadastro de novos serviços.
O usuário pode então cadastrar os serviços através do botão Adicionar serviço, e assim inseri-los na emissão da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica.
Informe os dados gerais do serviço.
Informe o ISSQN - Imposto sobre serviços de qualquer natureza e os demais impostos (campo opcional) e clique em Salvar serviço.
Uma mensagem confirma o cadastro do serviço no Hiper Gestão.
Para emitir uma Nota Fiscal de Serviço Eletrônica vá ao menu Fiscal > Emitir NFS-e.
Confirme os dados do emitente e da operação e clique em Salvar informações.
Defina o tomador do serviço (cliente) e clique em Salvar informações.
Insira os serviços prestados, a quantidade, o valor unitário e os percentuais de impostos.
Informe o parcelamento dos pagamentos, caso exista. Você pode gerar os recebimentos de cada uma das parcelas marcando a opção "Gerar recebimentos referente as parcelas da nota". A opção não precisa ser marcada quando existe uma Ordem de Serviço cadastrada no Hiper Loja, pois o recebimento já foi gerado e apenas a NFS-e precisa ser emitida e entregue ao cliente.
Obs: A presença da informação das faturas dependerá do modelo de nota disponibilizado pela prefeitura do município em que for emitida.
Após preencher todos os dados, clique em Emitir NFS-e.
Uma mensagem confirmará que a NFS-e ainda aguarda autorização fiscal. Ou seja, a nota ainda precisa de uma autorização do município para confirmar a emissão.
Obs: Alguns municípios fazem a verificação das notas enviadas apenas no final do dia. Sendo assim, a situação poderá ser atualizada apenas no dia seguinte. Caso a NFS-e seja rejeitada enquanto aguarda a autorização do município, ela será descartada. Ou seja, o usuário não poderá realizar nenhuma outra ação com a nota.
Essa nota já fica salva no menu Fiscal > Documentos Fiscais com o status de Aguardando autorização de uso. Nesse caso, é possível apenas consultar a situação da NFS-e.
Quando a NFS-e for autorizada durante o envio para a prefeitura, será possível também baixar a nota.
Após a autorização da NFS-e, será possível imprimir, enviar por e-mail e cancelar o documento.
Obs: O cancelamento depende da regra de cada município, que pode permitir ou não essa operação.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.