Uma melhoria foi implementada no Hiper Gestão para que usuários que têm o Certificado Digital do modelo A3 possam emitir a Nota Fiscal Eletrônica das vendas. Essas notas serão transmitidas posteriormente, através de um transmissor presente no Hiper Loja.
Lembrando que o Certificado Digital modelo A3 é aquele inserido no computador através de um hardware (token ou cartão com leitora).
Para conhecer a configuração do Certificado Digital A3 e a emissão de NFC-e utilizando o Certificado Digital A3 no Hiper, clique nos links abaixo:
Abaixo você encontra também os demais processos possíveis em documentos fiscais que necessitam do transmissor:
- Como cancelar uma Nota Fiscal Eletrônica com o Certificado Digital A3
- Como emitir uma Carta de Correção com o Certificado Digital A3
- Como inutilizar um número com o Certificado Digital A3
Com o certificado cadastrado no Hiper Gestão e no Hiper Loja, já é possível realizar uma venda no módulo de faturamento.
Após processar a venda e informar o meio de pagamento, clique em Emitir Nota Fiscal.
Confirme os dados e clique em Gerar Nota Fiscal.
Uma mensagem irá informar que a NF-e precisa de autorização.
No Hiper Loja, clique em Utilitários > Certificado A3 - Transmissor.
Uma janela é aberta, e nela é possível filtrar os documentos pendentes de autorização. Então clique em Sincronizar documentos.
A lista é atualizada com as operações pendentes:
Selecione a(s) operação(ões) que serão processadas e clique em Processar:
Durante o processamento, pode ser necessário informar a senha do Certificado Digital, através da tela abaixo.
Caso seja aprovada, o indicador ficará verde.
Após a aprovação, a sincronização dos dados ocorre normalmente. Para consultar detalhes da operação, clique no botão Detalhes.
Para consultar a situação da NF-e no Hiper Gestão, clique em Fiscal > Documentos Fiscais:
A NF-e já constará com a autorização processada dentro do Hiper Loja.
Cancelamento de NF-e
Para cancelar uma Nota Fiscal Eletrônica emitida com o Certificado Digital modelo A3 clique em Fiscal > Documentos Fiscais.
Na NF-e que será cancelada, clique em Ações > Cancelar.
Informe o motivo do cancelamento e clique em Cancelar documento.
Uma mensagem confirmará que o cancelamento precisa ser processado.
A informação da pendência também aparece na listagem de documentos fiscais.
No Hiper Loja, clique em Utilitários > Certificado A3 - Transmissor.
Na janela que se abre, clique em Sincronizar documentos para atualizar a lista de documentos fiscais com pendência.
Clique em Processar.
Caso o cancelamento seja confirmado, o ícone da situação ficará verde.
Ao selecionar a operação e clicar em Detalhes, é possível verificar que o cancelamento já foi sincronizado com o Hiper Gestão.
Na lista de documentos fiscais do Hiper Gestão a informação também é atualizada.
Carta de correção
Para processar uma Carta de Correção de uma NF-e, clique em Fiscal > Documentos fiscais.
Na nota que terá a carta, clique em Ações > Carta de correção.
Informe o motivo da carta de correção e clique em Emitir carta.
Uma mensagem confirmará que a carta foi emitida com sucesso
Porém, ela precisa ser autorizada. Para isso, vá ao Hiper Loja e clique em Utilitários > Certificado A3 - Transmissor.
Na janela que se abre, clique em Sincronizar documentos para atualizar a lista de documentos fiscais com pendência.
Então a Carta de correção pendente de envio à SEFAZ é apresentada.
Selecione a Carta de correção e clique em Processar.
Em caso de autorização da SEFAZ, o indicador da Carta de correção ficará verde.
Clicando no botão Detalhes, a informação que a carta foi sincronizada com o Hiper Gestão também será apresentada.
Inutilização de números
Para inutilizar um ou mais números de nota fiscal utilizando o Certificado A3, vá em Fiscal > Inutilização de números.
Selecione o tipo de documento fiscal que terá o número inutilizado, a série fiscal, o motivo da inutilização e os números que serão inutilizados e clique em Inutilizar números.
Obs: Para inutilizar apenas um número de nota fiscal, digite apenas no primeiro campo.
Uma mensagem no lado direito da tela confirmará que existe uma inutilização de número com pendência de autorização fiscal.
No Hiper Loja, vá em Utilitários > Certificado A3 - Transmissor.
Clique em Sincronizar documentos para atualizar a lista de documentos fiscais com pendência.
A inutilização pendente aparecerá com o indicador na cor cinza.
Selecione a operação e clique em Processar.
Caso a inutilização seja autorizada, o indicador aparecerá na cor verde.
Para confirmar a sincronização da informação com o Hiper Gestão, clique em Detalhes.
No Hiper Gestão, a mensagem de que havia uma inutilização aguardando autorização fiscal também se altera com a confirmação.
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