Existem 2 (dois) cenários em que se faz necessário a devolução. São eles:
- Quando o cliente está devolvendo um produto
- Quando é necessário devolver para um Fornecedor
Abaixo, vamos falar sobre quais as motivações de cada uma dessas devoluções e como proceder.
Cliente devolvendo um produto a empresa
Nesse cenário, é quando um cliente realiza uma compra e, por algum motivo, deseja devolver o item adquirido. Ou seja, o produto que estava de posse do cliente voltará para a posse da empresa, sendo assim uma operação de entrada.
Principais razões para uma devolução de um cliente para a empresa:
⦁ Arrependimento de compra por parte do cliente;
⦁ Produto com algum defeito;
⦁ Desejo de troca por um tamanho ou cor diferente.
Realizando a devolução
Para realizar a operação de devolução e emitir a nota fiscal posteriormente, siga os seguintes passos:
Passo 01: No Hiper Gestão acesse a opção: Vendas > Devoluções de Vendas > Nova Devolução
Passo 02: Informe os dados da devolução e clique em salvar e liberar
Passo 03: Acesse a devolução e clique na opção detalhes
Passo 04: Selecione a opção "Emitir nota fiscal"
Passo 05: Nesta tela, algumas informações já vêm preenchidas, como o tipo de emissão, o tipo de operação, produtos e quantidade. Mas é necessário informar a série, o documento fiscal e a nota fiscal de referência.
Atente-se: a referência é a nota fiscal original de venda. Para emitir uma nota fiscal de devolução é necessário possuir um documento fiscal de referência.
Pronto, Nota Fiscal Emitida!
Lojista devolvendo um produto ao fornecedor
Este cenário se aplica para casos em que a empresa realiza uma compra de mercadorias para revenda e precisa devolver para o fornecedor.
Principais razões para uma devolução de um item ao fornecedor:
⦁ Divergência entre os produtos entregues e os produtos solicitados.
Realizando a devolução
Para emitir a nota fiscal de devolução, basta seguir os passos abaixo:
Passo 01: No Hiper Gestão acesse a opção: Fiscal > Emitir Nota Fiscal
Passo 02: Na aba Dados Gerais, preencha os dados conforme demonstrado na imagem abaixo.
Passo 03: Na aba Destinário, busque pelo cadastro do Fornecedor.
Passo 04: Na aba Produtos, preencha os dados conforme demonstrado na imagem abaixo.
Passo 05: Na aba Transporte, preencha os dados conforme demonstrado na imagem abaixo.
Passo 06: Na aba Referências, preencha os dados conforme demonstrado na imagem abaixo.
Passo 07: Na aba Pagamentos, preencha os dados conforme demonstrado na imagem abaixo.
Pronto, NF-e de devolução Emitida com sucesso!
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