O Demonstrativo de Resultados (DRE) do Hiper Gestão passou por alguns ajustes para entregar informações mais precisas, e de acordo com a necessidade do usuário que está gerando o relatório mensal. Neste artigo, vamos listar os ajustes e novidades da funcionalidade.
As novidades estarão disponíveis a partir da liberação da release 01/2020.
Novos tópicos na dedução de vendas
O grupo das deduções de vendas ganhou dois novos tópicos para o cálculo: Vendas canceladas e Desconto sobre vendas.
Além disso, o tópico Impostos sobre vendas só será exibido caso exista algum destaque de imposto no mês em que o DRE for gerado.
Ajuste no cálculo de custo
O cálculo de custo do DRE teve alguns ajustes, e seguirá esta ordem:
- A quantidade de mercadorias vendidas no mês será apurada para o DRE;
- Em cada item, será aplicado o valor do custo médio multiplicado pela quantidade vendida daquele produto. Caso o custo médio do produto não seja identificado, será aplicado o último custo unitário do item.
- A coleta do custo será regressiva, do último dia do mês do DRE até que se encontre o último custo médio registrado, ou então o custo do produto.
Categorias de despesa
Após cadastrar uma categoria de despesa, é possível definir se ela será exibida ou não no DRE, melhorando a interpretação. Para isso, vá ao menu Financeiro > Configurações > Categoria de conta a pagar.
Clique em Nova categoria de despesa.
Descreva a categoria da despesa e informe se ela será exibida ou não dentro do DRE. Após, clique em Salvar categoria de despesa.
Além da exibição, as despesas já criadas na configuração da conta serão informadas na categoria Despesas padrão do DRE.
Já as outras despesas estarão no campo Despesas agrupadas, que por padrão serão agrupadas da seguinte maneira: Despesas de vendas, despesas administrativas, despesas financeiras, despesas com marketing, despesas pessoais, despesas com encargos sociais e outras despesas.
Provisão de IR e CSLL
A provisão de IR e CSLL, que era exibida por padrão no DRE do Hiper Gestão, é um campo para empresas do regime normal, e não é utilizado por empresas optantes do Simples Nacional. Por conta disso, a exibição desses dois campos está na opção Exibir opções avançadas.
Ou seja, essa informação será preenchida apenas por quem precisa informar esses campos na geração do DRE.
Índice de lucratividade
Uma das principais novidades nos ajustes realizados dentro do DRE foi a inclusão do índice de lucratividade, após todas as informações do DRE.
A fórmula para o cálculo do índice é a seguinte:
Lucro líquido / Receita Bruta x 100 = Índice de lucratividade
DRE no Painel do Contador
As informações do Demonstrativo de Resultado também estarão disponíveis no Painel do Contador. Com o acesso já configurado, o contador encontrará o DRE no menu Financeiro > Demonstrativo de Resultado (DRE).
Comentários
2 comentários
Quando será liberada a release 01/2020?
Olá Júlio, tudo certo?
A previsão de liberação da release 01/2020 é para o final de fevereiro. Assim que a liberação ocorrer, os Hiperadores serão comunicados através do Portal do Hiperador e também do Blog de Produto (produto.hiper.com.br).
Obrigado pelo seu comentário!
Por favor, entre para comentar.