A emissão de boletos bancários através do Hiper depende da criação de uma conta bancária dentro do Hiper (entenda aqui como funciona esse processo), e da homologação dessa conta para a geração de boletos, processo que vamos abordar nesse artigo.
A primeira etapa da configuração da conta bancária diz respeito aos dados da conta bancária. Nesses campos, qualquer informação que não esteja em mãos deve ser solicitada ao gerente da sua conta bancária (Carteira de cobrança, Número do último boleto gerado, Código do cedente, Número da última remessa enviada, Tipo do arquivo de remessa e a Versão do arquivo de remessa).
Para acessar as contas bancárias, vá ao menu Financeiro > Contas bancárias
Na conta desejada, clique no botão de ações e selecione a opção Configurar para gerar boletos.
Preencha a Carteira de cobrança e o Número do último boleto gerado.
Após a carteira de cobrança e o número do último boleto gerado, é necessário preencher qual o número do convênio bancário.
Para finalizar os dados da conta, preencha as informações referente às remessas de boletos, como o número da última remessa, além do tipo e da versão do arquivo de remessa.
A segunda etapa diz respeito aos dados adicionais, como as informações do beneficiário (emissor do boleto). Existem duas maneiras de informar qual filial irá gerar os boletos a partir daquela conta bancária.
A primeira é selecionando a filial entre as cadastradas na conta Hiper.
A outra maneira é clicando em Desejo informar os dados manualmente e preencher os dados da filial que irá emitir os boletos.
Após informar os dados do beneficiário, é preciso preencher os dados do layout do arquivo de remessa, entre cabeçalho, detalhes e rodapé. Eles já vêm preenchidos com o layout mais utilizado no momento da homologação, de acordo com cada banco, e podem ser alterados conforme cada caso.
A mesma situação ocorre para o layout do arquivo de retorno, com os mesmos campos que devem ser preenchidos.
A etapa seguinte é a geração do boleto de homologação da conta que está em configuração. Informe o nome do cliente, o CPF/CNPJ e clique em Gerar boleto de teste.
A segunda etapa é a geração do arquivo de remessa, com o boleto de teste gerado. Marque o boleto de teste e clique em Gerar arquivo de remessa.
O arquivo de remessa ficará disponível para download. Após baixa-lo, o arquivo deve ser enviado ao banco para aprovação, e pagamento.
Após o pagamento do boleto, é necessário buscar o arquivo de retorno e inseri-lo no Hiper para finalizar a configuração dos boletos para a conta bancária selecionada.
Finalizada essa etapa, uma mensagem confirmará que a conta está homologada para a geração de boletos.
Para conhecer mais detalhes sobre o assistente de configuração de boletos do Hiper, clique aqui e leia nosso artigo no Blog de Produto.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.