1º Etapa:
Para importar a tabela IBPT, o arquivo deve estar no formato "ZIP", ou seja, o Hiper Gestão está configurado para que o arquivo de importação seja compactado somente no formato ZIP. Caso o arquivo esteja em outro formato, como por exemplo, "RAR", proceda com os passos abaixo:
1 - Localize a pasta onde o arquivo da tabela de Tributos IBPT esteja salva e selecione esse arquivo;
2 - Ao selecionar, clique com o botão direito do mouse (cursor) e aparecerá imagem semelhante ao abaixo. Clique para extrair (qualquer uma das opções abaixo);
3 - Ao clicar em extrair, localize o arquivo extraído, onde normalmente é um arquivo de extensão "CSV" (arquivo de planilha eletrônica semelhante ao do Microsoft Excel ou LibreOffice);
4 -Localize o arquivo extraído, conforme o passo "3" acima, e clique em "Adicionar para o arquivo...", conforme exemplo da imagem abaixo;
5 - No campo "Formato do arquivo", selecione o "ZIP" conforme imagem abaixo e, em seguida, clique em "OK";
6 - Após o passo anterior, o arquivo será salvo na mesma pasta onde foi salvo o arquivo CSV mencionado no passo "3". Após isso, tente importar novamente o arquivo no Hiper Gestão.
2º Etapa:
Verifique se há código NCM duplicado que não possua identificação do número que represente a "Exceção" conforme definido na TIPI. Observe as imagens abaixo como exemplo, extraído do arquivo CSV constante no arquivo compactado ("zipado"), exemplificando que seria correto e errado no arquivo.
Correto.
Observe que a NCM 2203.00.00 (22030000) possui as descrições "Cervejas de malte" e "chope", na qual o que diferencia ambas é a exceção (EX. 01) conforme TIPI (imagem abaixo).
Na planilha (CSV), obtida do site "de olho no imposto", isso é facilmente identificado com o código "1" na segunda coluna conforme exemplo abaixo.
Errado
Agora observe a mesma NCM 2203.00.00 (22030000), nesse exemplo possui também as descrições "Cervejas de malte" e "chope", onde o que diferencia ambas é a exceção (EX. 01) conforme TIPI. Porém, no exemplo da planilha (CSV), obtida do site "de olho no imposto", o código "1" na segunda coluna, diferenciando ambas as decisões, não está aparecendo, conforme exemplo abaixo.
Portanto, ocorrendo o exemplo acima, verifique na TIPI se está correta a informação, do contrário, verifique com o seu contador a situação ou com a entidade que disponibilizou o arquivo.
Verificado as hipóteses acima e persistindo o erro na importação do arquivo indica-se a verificar com o seu contador ou com a entidade que disponibilizou o arquivo e, se o arquivo estiver correto conforme o leiaute oficial, entre em contato conosco através de nosso suporte.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.