Quando é realizada a emissão de uma nota fiscal, o Hiper envia para a SEFAZ a requisição da autorização da nota, e após o retorno da SEFAZ o Hiper pega o XML e define o status deste documento fiscal.
Porém pode acontecer que depois do Hiper enviar esta requisição, a SEFAZ esteja com alguma indisponibilidade ou com alguma instabilidade resultando assim em não dar o retorno para o Hiper para que ele receba o XML e defina o status do documento fiscal.
Pensando nisso foi definido um novo fluxo ao finalizar a emissão pelo Emissor manual ou pelo Faturamento.
Emissão manual
Após clicar para emitir a nota fiscal e a SEFAZ não dar este retorno ao Hiper irá aparecer na tela 2 opções para seguir:
- Tentar novamente (neste momento a nota fiscal já gerou uma numeração, e está em documentos fiscais com o status: Pendente de consulta na Sefaz, sem movimentar estoque e financeiro).
- ou Emitir nova nota.
(!) IMPORTANTE: a indicação é que sempre considere a opção “Tentar Novamente”, pois o processo é mais simples.
Tentar novamente
Exemplo emissão da NFe número 01.
Ao clicar nesta opção pode ocorrer 2 fluxos:
1º: O Hiper vai consultar esta nota na SEFAZ e ela estando autorizada, ele pega o retorno do XML e atualiza o status em “Documentos fiscais” para autorizado.
2º: O Hiper consultando na SEFAZ e a nota fiscal não existir, o Hiper irá retransmitir a nota para a SEFAZ.
Ao retransmitir caso a nota seja Autorizada o Hiper irá apresentar em tela que ela foi autorizada com sucesso e atualizar o status em “Documentos fiscais” para autorizado e caso a nota seja Rejeitada, o Hiper irá apresentar o motivo da rejeição e irá permitir editar as informações para emitir a nota novamente.
Caso clique em Excluir Nota, a NFe 1, será excluída da tela Fiscal > Emitir nota fiscal e também de documentos fiscais. E a próxima nota fiscal será a NFe n. 1 novamente.
Emitir nova nota
Exemplo emissão da NFe número 02.
Ao escolher a opção de emitir nova nota, a nota fiscal de n. 01 ficou pendente, e o Hiper irá iniciar uma Nova emissão de nota fiscal (não é para emitir a mesma nota, é uma nova operação) utilizando a próxima sequência fiscal para não gerar duplicidade (n. 02).
Neste momento não poderá esquecer que em Fiscal > Documentos Fiscais, existe a nota fiscal de n. 01 com pendência.
Documentos fiscais
Caso ao final da emissão, o Hiper não teve o retorno da SEFAZ e você iniciou uma nova nota (N. 02) ou acabou saindo da tela antes de tentar novamente, esta nota vai estar em Fiscal > Documentos fiscais: Localize a nota fiscal (n. 01) que estará com o status de Pendente de consulta na SEFAZ, clique em Ações e logo em seguida em Consultar Status.
Ao Consultar status o Hiper irá seguir o mesmo fluxo do botão de Tentar novamente.
1º: O Hiper vai consultar esta nota na SEFAZ e ela estando autorizada, ele pega o retorno do XML e atualiza o status do documento fiscal para autorizado.
2º: O Hiper consultando na SEFAZ e a nota fiscal não existir, o Hiper irá Retransmitir a nota para a SEFAZ. Ao retransmitir, e a nota ficar autorizada, o Hiper irá atualizar o status para Autorizado, caso seja Rejeitada esta nota, o Hiper irá apresentar em tela o motivo da rejeição e o cliente somente poderá Inutilizar esta NFe e emitir uma nova nota fiscal.
Faturamento
Exemplo emissão da NFe número 03.
Ao finalizar um faturamento pelo faturamento do Hiper Gestão (Fluxo disponível apenas para o Hiper Gestão) e o Hiper não ter o retorno da SEFAZ, você terá 2 opções para seguir:
- Tentar novamente (neste momento a nota fiscal já gerou uma numeração 03, e está em documentos fiscais com o status: Pendente de consulta na Sefaz, sem movimentar estoque e financeiro).
- Iniciar nova venda.
(!) IMPORTANTE: a indicação é que sempre considere a opção “Tentar Novamente”, pois o processo é mais simples.
Tentar novamente
Ao clicar nesta opção pode ocorrer 2 fluxos:
1º: O Hiper vai consultar esta nota na SEFAZ e ela estando autorizada, ele pega o retorno do XML e atualiza o status do documento fiscal para autorizado.
2º: O Hiper consultando na SEFAZ e a nota fiscal não existir, o Hiper irá Retransmitir a nota para a SEFAZ.
Ao retransmitir caso a nota seja Autorizada o Hiper irá apresentar em tela que ela foi autorizada com sucesso, caso a nota seja Rejeitada, o Hiper irá apresentar o motivo da rejeição e irá permitir editar as informações para emitir a nota novamente (Por ser uma emissão pelo faturamento, não são todas as informações que podem ser editadas).
Caso não seja possível corrigir a nota rejeitada, a mesma ficará em documentos fiscais com o status rejeitada, e deverá ser inutilizada.
Iniciar nova venda
Exemplo emissão da NFe número 04.
Ao clicar nesta opção o Hiper irá iniciar um novo Faturamento utilizando a próxima sequência fiscal para não gerar duplicidade.
Documentos fiscais
Caso ao final da emissão, o Hiper não teve o retorno da SEFAZ e você iniciou uma nova nota (N. 04) ou acabou saindo da tela antes de tentar novamente, esta nota vai estar em Fiscal > Documentos fiscais: Localize a nota fiscal (n. 03) que estará com o status de Pendente de consulta na SEFAZ, clique em Ações e logo em seguida em Consultar Status.
Ao Consultar status o Hiper irá seguir o mesmo fluxo do botão de Tentar novamente.
1º: O Hiper vai consultar esta nota na SEFAZ e ela estando autorizada, ele pega o retorno do XML e atualiza o status do documento fiscal para autorizado.
2º: O Hiper consultando na SEFAZ e a nota fiscal não existir, o Hiper irá Retransmitir a nota para a SEFAZ. Ao retransmitir, e a nota ficar autorizada, o Hiper irá atualizar o status para Autorizado, caso seja Rejeitada esta nota, o Hiper irá apresentar em tela o motivo da rejeição e o cliente somente poderá Inutilizar esta NFe e emitir uma nova nota fiscal.
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