Dentro do fluxo financeiro, o cancelamento de clientes da Central de Cobrança ou da Central de Leads passam por alguns cálculos que são feitos manualmente, seja para a cobrança de multa proporcional ao tempo de contrato restante, ou até mesmo de alguma necessidade de restituição.
Agora temos um fluxo de cálculo de cancelamento dos clientes que é automatizado, apresentando o cálculo e apontando se a Hiper precisa ressarcir o cliente, ou cobrar uma multa pela rescisão do contrato. Dentro do Portal do Hiperador, no cadastro do cliente temos o plano da conta, por aqui podemos ver o status da conta ou cancelá-la.
Ao cancelar este cliente o Hiper irá realizar o cálculo e apresentar se será necessário ressarcir o cliente com algum valor.

Ou se o cliente terá que pagar uma multa.

Como funciona o cálculo?
Na tabela abaixo temos um exemplo onde o cliente tem um contrato anual de R$1920,00 reais sendo R$160,00 reais mensais e solicitou o cancelamento após 4 meses de uso (mesmo que o cliente tenha solicitado o cancelamento no dia 1 do mês, o Hiper irá contar com mês como um mês cheio).
No caso ele utilizou 4 meses e pagou apenas 2, então calculando pela mensalidade ele usufruiu R$640,00 reais no qual ele pagou R$320,00 e faltam R$1600,00 para finalizar.
Possuindo estes valores podemos calcular: Valor do contrato - Quanto o cliente usufruiu * 25% (cálculo da multa que é 1/4 da sobra entre o que foi usado e o valor do contrato), 1920 - 640 = 1280, 1280 * 25% = 320. Agora temos o valor da multa que é R$320,00.
Agora precisamos fazer o encontro de contas para definir se precisamos ressarcir o cliente ou se o cliente irá pagar uma multa, para isso calculamos o Valor que foi pago - Quanto foi usufruido - Valor da multa, 320 - 640 = -320, -320 -320 = -640. Sempre que o resultado desse cálculo for um número Positivo significa que precisamos ressarcir o cliente e sempre que o resultado do cálculo for Negativo então significa que o cliente tem uma multa a pagar.

Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.