Os arquivos de remessa e retorno são utilizados para fazer comunicação com o banco para que o cliente tenha a possibilidade de pagar o boleto pelo banco, casa lotérica e internet banking.
Antes de iniciarmos o fluxo de comunicação entre banco e Hiper é necessário que o sistema esteja configurado para a emissão de boletos bancários (clique aqui para saber como realizar esta configuração).
Com esta configuração feita, após o faturamento de um crediário/boleto, seja ele no Hiper Caixa, Hiper Loja ou Hiper Gestão, irá gerar uma conta a receber. A partir deste recebimento gere o boleto bancário.
Agora que temos o boleto gerado, podemos gerar o arquivo de remessa através do menu Financeiro > Arquivo de remessa. Dentro deste menu, selecione o banco na qual irá fazer a geração do arquivo, selecione os boletos que serão inclusos nesta remessa e clique em Gerar remessa para que o Hiper faça o download do arquivo para importar no banco.
Após importar o arquivo no remessa no banco, o cliente irá conseguir pagar o boleto pelo banco, casa lotérica e internet banking.
Com isso após 24 horas da importação do arquivo de remessa no banco, você pode gerar o arquivo de retorno do banco para importar no hiper. Realizando esta importação o Hiper irá validar quais os boletos foram pagos, quais estão em aberto, quais foram pagos parcialmente e quais estão em atraso.
Para realizar este procedimento de importação do arquivo de retorno, vá ao menu Financeiro > Arquivo de retorno. Dentro deste menu, selecione o banco referente ao arquivo de retorno e importe o mesmo no sistema. Após realizar a importação, o Hiper irá validar os boletos do arquivo, apresentar o status de cada boleto e ao clicar em Confirmar importação, os boletos que estavam com o status pago o Hiper dará baixa no boleto e na conta a receber. Caso o status do boleto esteja como pagamento parcial o Hiper dará baixa no valor pago.
Abaixo segue o fluxograma do processo de geração do arquivo de remessa e importação do arquivo de retorno.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.